sábado, 2 de maio de 2009

Um pouco de Astronomia (Constelações)


Vou falar um pouco de Astronomia " A Filha Da Astrologia" que abandonou sua mãe, mas sua mãe sempre se lembrará dela.

Áries:

Áries, o Carneiro, é uma constelação do zodíaco . O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Arietis.

Na mitologia, este era o carneiro cuja lã se transformou em ouro, conhecido como Velo d'ouro, ensejando a busca de Jasão e os Argonautas.

O carneiro também é um dos animais preferidos para sacrifícios em diversas culturas Meso-Orientais.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Perseus,Triangulum,Pisces, Cetus e Taurus.

Touro:

Taurus, o Touro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Tauri. Este é o touro mitológico em que Zeus se transformou para seduzir Europa, uma princesa fenícia.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Auriga, Perseus, Áries, Cetus, Eridanus, Orion e Gemini.

Conhecida pela sua maior estrela Aldebaran. Tem 40 vezes o tamanho do Sol e é uma das maiores estrelas junto da Antares na constelação de Escorpião.

Touro é formada apenas pela cabeça, ombros e membros anteriores do Touro. Na literatura grega foi chamada o Busto, representando o touro que raptou Europa, e sua parte posterior estava submersa nas ondas. As estrelas são representadas como um touro em posição de ataque, os chifres enormes abaixados.

A constelação ascendia no equinócio vernal entre 4100 e 1900 a.C., aproximadamente. Manilius referiu-se a ela como "rica em mulheres", referindo-se às sete Híades e sete Plêiades.

Gêmeos:

Gemini, ou Gêmeos, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Geminorum. Eles representam Castor (α) e Pólux (β), irmãos de Helena de Tróia, na mitologia grega. O planeta-anão Plutão foi descoberto próximo a Wasat, δ Gem, em 1930, por Clyde Tombaugh.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Auriga, Taurus, Orión, Monoceros, Canis Minor e Câncer.

Câncer:

Cancer (Português Brasileiro) ou Caranguejo ( Português Europeu)é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cancri . 55 Cancri possui um sistema planetário com dois planetas confirmados. A massa de um deles é 0,84 vezes a de Júpiter, e a do outro é estimada em 5 vezes esta última.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Lynx, Gemini, Canis Menor, Hydra e Leo.

Na China, o Aglomerado de estrelas "Presépio" da constelação de Câncer, chama-se Sekishiki, que significa "buraco por onde as almas sobem para o além".

Leão:

Leo, o Leão, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Leonis. Wolf 359, que é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, encontra-se nesta constelação.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Ursa Major, Leo Minor, Câncer, Hydra, Sextans, Crater, Virgo e Coma Berenices.

Virgem:

Virgo, a Virgem, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Virginis. Uma das identidades mitológicas da Virgem é Têmis, deusa da justiça, que, desgostosa com o comportamento humano, ascendeu ao céu. Em outras versões é identificada com Astréia, filha de Zeus e Têmis, que viveu entre os homens durante a Idade de Ouro, contudo com a decadência da humanidade, retirou-se para o céu onde foi transformada na constelação da Virgem. Um de seus atributos era a balança, daí a proximidade das duas constelações.

Suas vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Boötes, Coma Berenices, Leo, Crater, Corvus, Hydra, Libra e Serpens Caput.

Libra:

Libra, a Balança, é uma constelação do zodiaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Librae. Representando a balança segurada pela Virgem, a Justiça, esta constelação também foi, por muito tempo, considerada parte do Escorpião.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Serpens Caput, Virgo, Hydra, Lupus, Scorpius e Ophiucus.

Escorpião:

Scorpius, o Escorpião, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Scorpii. Seu inimigo mitológico é Orión, o caçador, e as constelações estão de fato em pontos diametralmente opostos do céu.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Sagittarius, Ophiuchus, Libra, Lupus, Norma, Ara e Corona Australis.

Sagitário:

Sagittarius, o Arqueiro, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Sagittarii. O centro da Via-Láctea se encontra nesta constelação.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Scutum, Serpens Cauda, Ophiuchus, Corona Australis, Telescopium, Microscopium e Capricornus.

Na mitologia grega está relacionado com Quíron,um centauro mestre em Medicina.

Sagittarius é o género da ave de rapina secretário.

Capricórnio:

Capricornus é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Capricorni; a constelação é conhecida em português como Capricórnio. Os antigos associavam-na a uma cabra ou cabra-do-mar.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Aquila, Sagittarius, Microscopium, Piscis Austrinus e Aquarius.

Na mitologia grega pode se referir a Amaltéia, cabra que amamentou Zeus em sua infância em Creta. Também pode fazer referência a figura do Deus Pan, protetor dos bosques, campos e pastores, e a figura dos sátiros, personagens lendários meio homens ,meio bodes.

Aquário:

Aquarius (Latim para portador da água) é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Aquarii e a abreviação oficial adotada pela União Astronômica Internacional é Aqr; a constelação é conhecida em português como Aquário, o portador de água.

A região do céu em que ela se encontra é conhecida como o Marou a Água, devido à proximidade de constelações como Cetus, a Baleia, Pisces, os Peixes, e o rio Eridanus (Erídano). Este é, por vezes, representado como fluindo do vaso do Aquário. Os antigos viam, nessa constelação, a figura de um homem vertendo água de uma ânfora.

É a constelação da Era de Aquarius.

Na mitologia grega a constelação representa o príncipe troiano Ganímedes.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Pisces, Pégasus, Equuleus, Delphinus, Aquila, Capricornus, Piscis Austrinus, Sculptore Cetus.

Peixes:

Pisces, os Peixes, é uma constelação do zodíaco. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Piscium. A estrela α Psc é conhecida como Alrisha, significando "o nó"; este seria o nó da corda usada para atar os peixes em que a deusa Afrodite e seu filho Eros se transformaram para escapar de titã Tífon.

As constelações vizinhas, de acordo com as fronteiras modernas, são Triangulum, Andromeda, Pegasus, Aquarius, Cetus e Áries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário