terça-feira, 14 de abril de 2009

Renascença


O Renascimento trouxe uma difusão da astrologia, apoiada inclusive pelo Papado.

Copérnico (seu trabalho sobre o heliocentrismo foi conhecido devido a um astrólogo - Reticus - que o imprimiu e acrescentou, com o consentimento do autor, um capítulo sobre Astrologia), Paracelso (botânico), Nostradamus, Tycho Brahe (médico e astrônomo), Galileu, Kepler e Newton estudaram e usaram a astrologia.

Copérnico, ao propor o heliocentrimo, recuperava o conhecimento de Aristarco. Tycho-Brahe viria, com suas acuradas observações dos movimentos planetários, na Dinamarca, a fornecer dados para comprovar a teoria de Copérnico. Kepler foi assistente de Tycho-Brahe. Em seu Concerning the more certain fundamentals of astrology (1602), expõe em 75 teses a forma como o Sol, a Lua e os planetas influenciam os acontecimentos na Terra.

A astrologia e a astronomia eram, de início, um mesmo estudo. Tycho Brahe, por exemplo, nascido em 1546, era médico e astrônomo em Copenhague, mas também astrólogo do rei da Hungria.

2 comentários:

  1. Olá Luan!Bom dia!
    Estou passando para deixar um beijo e convidá-lo para ler as entrevistas postadas em simultâneo no Navegante e Cova do Urso.
    Ontem perdeu a festança lá em casa...mas fique tranqüilo...guardei docinhos e um pedaço de bolo para você!!!!
    Seu blog está muito bonito mesmo. Gostei,e mais... adorei a música!
    Aguardo você.
    Bjs.
    Astrid / Ma Jivan Prabhuta

    ResponderExcluir
  2. Num dá nada não Astrid,vou visitar agora mesmo,pra falar a verdade vi a maravilhosa entrevista que você deu para o "Cova Do Urso".
    Não é só porque seu Blog fez um ano,que devemos comemorar agora,mas todos os dias por termos pessoas como você que exprime muita paz numa página virtual.
    É,Aquarius é uma música muito linda mesmo,e viva a Era De Aquário que se aproxima.
    Beijos

    ResponderExcluir