quinta-feira, 30 de abril de 2009

Casas


Antes de falar sobre as casas astrológicas quero esclarecer uma coisa:
Certamente vocês que visitam meu Blog diariamente já devem ter notado que eu uso esse Blog mais para ensinar Astrologia,do que como ela entra em minha vida (como fazem a maioria dos outros Blogs).Eu postarei a representação dela em minha vida mais adiante,primeiro quero deixar tudo esclarecido.Você que já estuda Astrologia deve ignorar minhas postagens pois são coisas que vocês já conhecem,mas têm aqueles que querem aprender,e outros que eu quero acordar o interesse que ao visitar a página eu plante ali uma semente que crie raízes para levá-los a seguir adiante (assim como aconteceu comigo).Resolvi "começar do zero" para facilitar muita gente que queira aprender mas quando pesquisa algo a respeito só encontra bobageira ou se não um "linguajar" muito complexo de se entender.Obrigado a todos que lêem meu Blog seja diariamente ou uma vez ou outra,e aos que comentam também,se quiserem divulga-lo eu agradeço muito.
LUAN ;D

Como vocês já puderem observar um mapa é um circulo (imaginemos uma pizza) pegamos esse círculo e traçamos uma linha vertical e outra horizontal (teremos 4 fationas que também podem ser consideradas como as 4 estações).Traçamos agora mais 2 traços no meio de cada fatia (ao todo ficara 12) pegamos então o lado leste que chamaremos de Casa 1 que é chamada de ascendente*,pois o signo que ascendeu na hora de seu nascimento estava nela.O ascendente significa o "Eu" pois está na casa 1 (como você poderá observar adiante) e ele define o jeito como as pessoas te vêem,a sua posição no mundo.Por exemplo eu que sou do signo de Virgem (tenho o Sol em Virgem), o Sol significa o "Eu Interior",eu por dentro sei que sou uma pessoa organizada,trabalhadora,honesta e humilde ,mas como tenho o Ascendente em Touro as pessoas me vêem mais pão-dura,egoísta,que só pensa em dinheiro (isso os íntimos) ,e vaidosa.
Mas voltando ao principal assunto;depois da casa 1 vem a 2 depois a 3 e depois a 4 (então as 4 partes iniciais que você cortou teram mais 4 dentro delas,deixando de serem 4 para serem 12;não sei se deu pra entender ;P).
Mas ainda não esquecendo as 4 partes;cada parte (das 4) terá sua 1ª casa(casa inicial),da parte 1 será a casa 1,da parte 2 será a 4ª casa,da parte 3 será a 7[ casa e da parte 4 será a 10ª casa.
Na casa 2 de cada parte ficará assim:na parte 1 será a 2ª casa,na parte 2 será a 5ª casa,na parte 3 será a 8ª casa e na parte 4 será a 11ª casa.
E na casa 3 de cada parte ficará assim:na parte 1 será a 3ª casa,na parte 2 será a 6ª casa,na parte 3 será a 9ª casa e na parte 4 será a 12ª casa.
Enfim cada parte ficará tendo 3 fatias.
Deve ter ficado meio confuso,mas fiz no paint (até que enfim usei ele)ficou meio feio,mas foi só pra entender:
Antes:


Depois:




As casas são divididas em angulares, sucedentes e cadentes.

As casas Angulares são aquelas que regem o início de cada estação,são elas:a 1ª,4ª,7ª e a 10ª casas.
As casas Sucedentes são aquelas que regem o meio de cada estação,são elas:a 2ª,5ª,8ª e a 11ª casas.
E as casas Cadentes são aquelas que regem o fim de cada estação,são elas:a 3ª,6ª,9ª e a 12ª casas.
Na Astrologia existe a oposição que é nada mais,nada menos os signos na roda plana se ligando na mesma direção.Para ficar melhor de imaginarmos pensamos assim:como são 12 signos vamos dividi-los para que fiquem em 2 grupos,6 de cada lado;assim Áries como é o 1º do 1º grupo faria oposição com Libra 1º do 2º grupo e assim sucessivamente teríamos depois:Touro oposto com Escorpião,Gêmeos oposto com Sagitário,Câncer oposto com Capricórnio,Leão oposto com Aquário e Virgem oposto com Peixes.Podemos chama-los de opostos complementares porque um complementa o outro;o que falta em um tem em outro.
Cada signo rege uma casa,e não é diferente pois segue a mesma ordem com Áries na casa 1,Touro na 2,Gêmeos na 3,assim sucessivamente até chegarmos em Peixes na 12.
Conheça o significado das casas por oposições:

1ª Casa(Áries):Eu (a pessoa de quem é o mapa)
7ªCasa(Libra):Você (o outro)

2ªCasa(Touro):Meu (o que me pertence)
8ªCasa(Escorpião):Deles (posses dos outros)

3ªCasa(Gêmeos):Aqui (meu ambiente imediato)
9ªCasa(Sagitário):Lá (lugares mais distantes)

4ªCasa(Câncer):Privado (minha vida privada)
10ªCasa(Capricórnio):Público: (minha vida pública)

5ªCasa(Leão):Amor dado (o amor que eu dou)
11ªCasa(Aquário):Amor recebido (o amor que eu recebo)

6ªCasa(Virgem):Saúde física (estado do meu corpo)
12ªCasa(Peixes):Saúde mental (estado da minha mente)


*Para saber seu ascendente e comtemplar seu mapa entre nesse site: http://www.astro.com/

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Regências



Cada signo do zodíaco tem um regente planetário,um planeta cujo temperamento se harmoniza com o signo que rege. Clique na imagem para amplia-la.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Qualidades

Os doze signos também são divididos em três grupos de quatro signos cada;os signos de cada grupo têm certas qualidades em comum.Cada grupo têm um modo diferente de operar na vida.Essas qualidades ou quadruplicidades ou modos são:



Signos Cardeais: Áries,Câncer,Libra e Capricórnio


Esses signos são os quatro pontos cardeais da bússola:leste,oeste,norte e sul.Áries é leste,Libra é oeste,Câncer é sul,Capricórnio é norte.
Esss signos são os quatro pontos cardeais da bússola: leste, oeste, norte e sul.Áries é leste, Libra é oeste, Câncer é sul e Capricórnio é norte.
Esses signos são chamados cardeais porque regem a mudança das estações: Áries é outono, Câncer é inverno, Libra é primavera e Capricórnio é verão.Os signos cardeais têm iniciativa,são ativos, ardentes, ambiciosos, entusiásticos e independentes.Sua mente é rápida e insaciável.Usados negativamente podem ser apressados, imprudentes e dominadores, podem deixar de terminar o que começam.
Acima postei o chapéu de professor, aquele que lidera para representar os cardeais assim como a foto do leão* "O Rei Dos Animais".
*OBS: O leão da foto não simboliza o leão do zodíaco, lembre-se que os cardeais são Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.Leão é fixo, a próxima qualidade a seguir.



Signos Fixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário


Touro, Leão, Escorpião e Aquário.Esses signos correspondem ao mês intermediário de cada estação.Enquanto os cardeais fazem a transição entre as estações,os signos fixos são firmementes estabelecidos no meio de cada estação.Os signos fixos são determinados,capazes de se concentrar,estáveis,resolutos,económicos e majestosos.Sua mente é penetrante e sua memória é excelente.Alcançam resultados vagarosamente porém seguramente.Usados negativamente, podem ser teimosos, egoístas e demasiadamente presos á sua maneira particular de encarar as coisas.
OBS:postei acima a foto de um chiclete para representar a qualidade fixa,sabe aquele chiclete que você quer tirar e ele não sai de jeito nenhum?Pois é, assim são os signos fixos, teimosos, quando encasquetam com uma coisa ninguém consegue faze-los tirar da cabeça.E aqui postei a foto da mula para mostrar o lado teimoso dos signos fixos,sabe aquela mula que você puxa de um lado e ela não vem?Pois é, isso é o lado fixo,não pense que eu quis chama-los de burros,hein!



Signos Mutáveis (também chamados signos comuns): Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes


Esses signos correspondem ao mês final de cada estação.Esta é a época em que se completa o trabalho da estação e ao mesmo tempo se planeja para a estação vindoura.Os signos mutáveis são versáteis, adaptáveis, variáveis, sutis, simpáticos e intuitivos.Sua mente é engenhosa e flexível.Usados negativamente podem ser enganosos, ladinos, inconstantes e indignos de confiança.
OBS:postei a foto acima de um aviãozinho de papel comparando o papel com os signos mutáveis,com o papel você pode criar o que quiser,amassá-lo e desamassá-lo parecendo com a qualidade mutável de sempre estar mudando de opinião.E aqui postei a foto do camaleão para mostrar o jeito dos signos mutáveis de sempre estarem mudando,sem ter preconceitos e aceitando tudo e a todos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Elementos

Dividimos os doze signos do Zodíaco em grupos com determinadas características comuns.Uma forma de proceder a essa divisão é por temperamento.Essa classificação é denominada por elemento ou triplicidade,como segue:



Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário.


Esses signos são ígneos, ardentes, entusiásticos, espontâneos, auto-suficientes e românticos.Mal-empregados podem ser autoritários e demasiadamente vigorosos.



Oração do Fogo



Sou fogo!!!!


Em todos os sentidos!


Do sol eu desço e das profundezas da Terra eu me lanço!


Derreto tudo e refaço e recombino a tudo.


Nunca estou quieto e nunca sou o mesmo.


Nos raios, nos relâmpagos, nos vulcões ou onde houver chama eu sou o brilho.


Meu brilho tem sido copiado e usado erroneamente pelos humanos.


Suas bombas e demais artefatos cospem morte!


Eu também mato! Mas só aquilo que precisa ser banido ou transformado.


Não mato por esporte e nem para mostrar a força que na verdade não tenho.


Sou forte e mesmo minha irmã Água pode sumir na minha presença se assim for necessário.


Eu sou as paixões que ardem em seus corações. Eu sou o sentimento que habita seus corações.


Sou o destemor, o espírito da aventura que faz do seu lar o coração.


Sou a coragem de ousar. Sou a chama do amor.


Sou a destruição na forma de raios ou de vulcões, por exemplo!


Eu limpo para trazer novas formas de vida. Eu queimo o que precisa ser purificado.


Sou a inspiração que os espíritos precisam.


Não sou ignorante e nem me arvoro o mais sábio dos seres. Eu não sou tolo e nem me faço passar por um.


Humanos!!!!!


Somos todos habitantes do mesmo Universo! O que os faz pensar que são os donos do mundo?


Acaso podem superar algum de nós, os elementos?


Será que não notam que jogamos seu jogo apenas para mostrar o quanto estão errados?


Será que precisarão ver a morte para redescobrir o valor da vida?


Será que nossas repetidas investidas usando seus próprios modelos de vida não os alerta?


Será que suas invenções são mais importantes do que vocês?


Será que por um acaso ainda acham que podem viver de lata? De plástico?


Será que o Criador deu-lhes este planeta para que o destruam?


Para que fabricar tanta coisa inútil que poucos utilizarão? Para aumentar o ódio?


O fogo do ódio corrói! O fogo do amor purifica!


Convoco todos os seres do fogo para que seus corações humanos voltem a brilhar!


Convoco todos os seres do fogo para que seus espíritos voltem a inspirar suas ações!


Convoco todos os seres do fogo para que purifiquem o planeta!


Em nome de todos os elementos eu convoco a todos os seres para que iluminem os seres humanos!


Faça-os perceber que seus atos os levam cada vez mais para a destruição e dor desnecessárias.


O amor ainda é o maior de todos os remédios! Amem novamente e terão suas doenças curadas!


Iluminem-se humanos!!!!!



Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.


Esses signos são práticos, realistas, prudentes, conservadores e sensuais.Gostam de conforto material e têm bons poderes de recuperação. Mal-empregados podem ser insensíveis e demasiadamente materialistas.



Oração da Terra



Sou Terra!!!!!


Meu nome e do planeta se confundem!


Nos homens eu sou o corpo!


Em conjunto com minha irmã Água eu formo o sangue do corpo do homem e de muitos outros seres.


Dou força!


Dou estabilidade!


Todos os seres me procuram, para em mim construir sua moradia.


Sou o chão, sou as paredes, as montanhas e o leito das águas.


Não tenho fúria, mas me movo lentamente em forma de placas.


Temem meu movimento, mas é assim que renovo a superfície.


Não obedeço nenhuma lei a não ser a do Criador.


Sou a abundância da vida!


De mim nascem as plantas, em mim muitos seres se abrigam e se reproduzem.


Tenho várias cores e curo todos os males.


Sei toda a história que aconteceu sob o meu antigo olhar.


Em minhas formas deixo escapar trechos desta história.


Conto tudo apenas àqueles que tem amor.


Homens, acordem!


Muito de seu corpo é feito de mim, mas tu cospes em mim teus dejetos.


Tu retiras impiedosa e descontroladamente partes e mais partes de mim.


Levo muitos milhares de anos para crescer e tu apenas alguns anos para me devorar.


Tu me devolves minhas partes totalmente contaminadas e desfiguradas.


Tu usas meus filhos para sujar meus irmãos Água e Ar.


Teus atos sufocam e empobrecem meus filhos.


Eu tenho muito para te dar, eu tenho muito a te falar.


Escute cada um dos meus filhos e saberás o segredo da abundância.


Eu posso te mostrar meus tesouros, mas só se seu coração estiver pleno de amor.


Eu trago o ouro que embeleza as almas, eu trago a riqueza que cura seus corpos.


Sou seu tesouro! E te espero para partilhar a minha riqueza contigo!


Sou a matéria! E ao aprender a tocar em mim você verá desabrochar toda a minha abundância.


Irmãos da Terra, é chegada a hora de limpar do solo o sangue derramado pela cobiça dos homens!


Das areias dos desertos às profundezas dos mares até o mais alto cume


Que a abundância seja trazida de volta.


A abundância de vida!


Que os seres possam novamente se abrigar em meu seio e nele encontrar a saúde.


Que os venenos derramados pelo homem sejam transformados e nunca mais habitem nossas entranhas.


Que o homem reaprenda o valor que a vida tem. Seu maior tesouro é a vida.


Que o homem respeite cada um dos nossos irmãos que habitam seu corpo.


Que ele entenda que não pode escravizar por tanto tempo nossos irmãos.


Que ele entenda que habita nele o seu maior tesouro.


A terra ensinará ao homem o caminho da abundância!



Signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário.


Esses signos se comunicam-se bem; tendem a ser intelectuais e são capazes de lidar com o raciocínio abstrato.São lógicos de mente aberta, objetivos, idealistas e sem preconceitos.Mal-empregados podem ser frios e sem senso prático.



Oração do Ar



Sou a alma dos ventos!


Sou o sopro de vida!


Estou em todos os lugares e nunca sou visto!


Mas, meu poder é temido, pois sou a fúria dos furacões!!!


No entanto, hoje sou aquele que carrega a dor.


Antes carregava os ares da natureza,


Hoje carrego com eles a morte


Levo gases tóxicos até onde minhas forças me possibilitam


A radioatividade vaza e eu a arrasto por onde for possível.


Hoje carrego as doenças que os homens cuidaram de despertar com suas noções de progresso.


O homem fez de mim o seu aliado na devastação inconseqüente a que se entrega furiosamente.


Sou o sopro da vida e agora também o da morte.


Sou a fúria dos furacões e o silêncio macabro da toxicidade.


Tornei-me um doente a contaminar a tudo e a todos com os males da mente humana.


Em lugar de prestigiar o brilho da inteligência


Sou agora o arauto da insanidade.


Humanos...seres humanos!!!


Sou a personificação da inteligência


Sou como a espada que corta os liames que nos atam a tudo que é retrógrado.


Aprendam comigo a insuflar o planeta com vida.


Limpem sua mente. Lembrem-se de serem portadores de boas novas.


Lembrem-se de ouvirem os espíritos. Cultuem os espíritos ou ao menos demonstrem respeito por eles.


Meus ventos continuarão a soprar de todas as direções os seus fétidos produtos e suas destrutivas idéias.


Manteremos seus narizes ocupados com sua ignorância


Até que entendam o mal que estão fazendo a si e aos outros.


Até que entendam o valor da vida.


Não sou vingativo, apenas esta é a única maneira que tenho para acordar suas consciências.


Estou cansado de ver suas imprudências infligirem dor ao próximo.


Estou cansado de ver a morte chegar através dos meus sopros, mas não por causa deles.


Sou filho da natureza, e como todos os outros filhos da natureza eu zelo pela vida e pela morte.


Mas nossas ações não são gananciosas e nem visam o poder ou o domínio.


Somos criaturas que vivem em acordo com as vibrações do Universo.


Nossos atos obedecem as leis maiores. Sabemos que ao destruirmos daremos origem a algo novo.


Mais belo e adequado ao novo padrão que se instala.


Não somos movidos por paixões insanas. Somos apenas servos do Criador.


Não nos diferenciamos em nada dos seres humanos.


Então eu peço a cada ser humano que reflita melhor sobre seus atos.


Usem a inteligência para cortar seus vínculos com a destruição. Criem vida de novo.


Nós somos vitais para vocês. E o elemento ar mais ainda.


Respirem o ar com amor e poderão ser inspirados por mim.


Eu carrego os espíritos e posso fazer a ponte entre eles e vocês.


Vamos partilhar nosso amor!!!!!



Signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes.




Esses signos são emotivos, apoiadores e receptivos.São emocionais, intuitivos,responsivos, sensíveis e profundos.Tendem a variar de humor e são facilmente influenciados pelo ambiente.Lembre-se que a água é encontrada em três formas:líquida, congelada (gelo) e gasosa (vapor).Câncer é a forma líquida, Escorpião é a forma congelada e Peixes é a forma gasosa.Mal-empregados, esses signos podem ser auto-indulgentes, auto-piedosos e indecisos.



Oração da Água



Somos o sangue de Gaia.


Nossas moléculas estão no interior de todos os filhos dela.


Somos leves e em nosso interior existe plena alegria.


Nós podemos servir a todos os elementos, até mesmo ao nosso irmão Fogo.


Umedecemos nossa irmã Terra.


Refrescamos nosso irmão Ar.


Somos tão leves que com a ajuda de nosso irmão Fogo nos tornamos nuvens.


Nós carregamos a memória de muitas eras e redesenhamos os céus com toda as cenas das eras.


Somos tenebrosas porque podemos encher os rios e fazê-los transbordar.


Somos tenebrosas porque podemos nos tornar chuvas violentas.


Somos tenebrosas porque podemos nos transformar em gigantescas ondas.


Ouçam, homens!


Nós estamos aqui para servir ao Criador tanto quanto vocês!


Nós na forma de nuvem permitimos que o Céu fertilize a Terra!


Nós na forma de mar abrigamos as muitas vidas que ainda povoarão a Terra.


Nós na forma de rios, lagos, nascentes lembramos que a Terra é a grande alquimista!


Só ela sabe o segredo de tirar água de pedra, e tornar salgado o doce e vice-versa!


Estamos aqui antes de vocês e ainda que nos poluam com seus dejetos, nós nos regeneraremos.


Comunguem conosco. Bebam de novo nossas moléculas. Agradeçam de novo a todas nós.


Nós somos o sangue de Gaia e se o sangue dela está doente, imagine o de vocês.


Nós temos a cura, mas nós já nem sabemos mais se vale à pena mostrá-la.


Orem conosco!


Levantem-se todos os seres aquáticos!


Cantem das profundezas do mar, dos rios, dos lagos e lagoas, das grutas, enfim de cada canto onde existamos.


Cantem o seu canto de cura.


Limpem os males que o homem criou.


Limpem seu sangue.


Limpem todas as impurezas.


Lembrem aos homens para que nos reverenciem de novo.


Varram com suas águas as imundícies que depositaram sobre nós.


Que seu canto acaricie de novo cada ser que ainda sofre sob o império da ganância e do poder.


Limpem cada mínimo pedaço deste planeta com seu canto de amor.


Ensinem de novo ao homem o amor.


Façam desabrochar, a partir de seu sangue, o amor.


Nós somos o berço e acalentamos seus sonhos desde a gravidez.


Nós esperamos por ti para partilharmos nossos segredos.


Esperamos o retorno do amor aos seus corações.


Nós somos o amor!

domingo, 26 de abril de 2009

Glifos dos Planetas e dos Signos


Os Glifos fazem parte do alfabeto astrológico.Clique na imagem para amplia-la

sábado, 25 de abril de 2009

O que é um Mapa Astral ?


É um mapa ou diagrama dos céus levantado com a finalidade de determinar os potenciais e as características de uma pessoa nascida numa época e lugar específicos sobre o planeta Terra.Para elaborar um mapa preciso, é essencial dispor da hora exata do nascimento e da latitude e longitude exatas do lugar de nascimento.É recomendável lembrar, desde o início,não levantar um mapa a não ser que os dados possam ser verificados em registros oficiais.O testemunho de uma mãe dizendo que o seu filho nasceu numa certa hora talvez seja incorreto.Pode levar a horas de tempo e esforço perdidos, e até tornar duvidosa a validade da astrologia, pois o mapa e a pessoa parecem não combinar.

Levantar um mapa de nascimento é relativamente fácil para qualquer pessoa que saiba somar, subtrair e multiplicar.Entretanto, a leitura ou delineamento do mapa requer discernimento e capacidade de deduzir o que tem probabilidade de acontecer sob determinadas condições astrológicas. A complexidade da astrologia demanda considerável aprendizado, tempo, prática e, sobretudo, a reflexão e as aplicações sérias.
*O mapa acima foi feito no mesmo momento desse post.Uma criança que nascer agora ou algum evento que ser inicializado nesse momento sofrerá as influência desse mapa enquanto existir.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que é um Horóscopo ?


A palavra “Horóscopo” deriva do grego e significa “a observação do tempo”. Devido à popularidade da Astrologia, de jornal e revistas que apresentam-se como “Horóscopo”, esta palavra assumiu significado de “adivinhação do futuro de alguém" a partir da data de seu nascimento. Antes do século XVIII porém, este termo era aplicado para designar o Ascendente, ou seja, o signo que está sobre o horizonte leste no momento do nascimento.
Como sempre digo e sempre vou dizer: NÃO acredite nesses horóscopos de jornais e revistas,pois eles só levam em conta o signo solar.Ninguém é igual a ninguém.Se no horóscopo para Áries estiver prevendo um emprego,isso não é sinal de que todas as pessoas de Áries vão arranjar uma profissão.Uma previsão não se faz apenas pelo signo onde está o Sol, é fato que o Sol age com mais força,mas ele é apenas 1% do mapa.
Daí vocês me perguntaram: então eu devo parar de ler esses horóscopos ? Não necessariamente, eu só quis contestar que cada pessoa tem um mapa diferente da outra, a menos que uma nasça no mesmo momento e local da outra (como acontece com os irmãos gêmeos). De fato o horóscopo pode até ser bom, mas ele apenas influenciará numa pequena partícula de sua vida, pois os outros planetas estarão influenciando também.Portanto aí vai um exemplo: Vamos supor que meu signo é Touro e minha irmã também,nós dois lemos o horóscopo e lá dizia que as pessoas de Touro se casariam (na verdade não existe horóscopo de bancas assim,apenas postei de exemplo).Daí vem a pergunta nós dois arranjaríamos a tampa da nossa panela e casaríamos ? Não, pois o nosso sol pode até ser igual mas temos muitas diferenças, pois o resto dos outros planetas não estão iguais,na mesma casa, no mesmo signo e nas mesmas posições.
Uma previsão bem feita, só pode ser feita colocando todo o mapa de nascimento em jogo, vendo o caminho dos planetas pelas casas e signos e os aspectos que ambos formam entre si. A previsão é feita pegando seu mapa de nascimento com o mapa atual.Por exemplo vamos supor que meu Ascendente é Leão e nesse momento Vênus está a zero graus de Áries (acaba de entrar), como Leão é a Casa 1 (Ascendente) Câncer será a Casa 12, Gêmeos será a Casa 11,Touro será a Casa 10 e Áries será a Casa 9 (a Casa das viagens, dos esportes, da fé e da filosofia).
Já que Vênus é o planeta dos relacionamentos, assim como também do amor, pode ser que eu faça novas amizades ou começe a gostar de alguém que esteje envolvido nesses assuntos.
Ou senão vamos supor que Marte esteja nesse momento dignificado (No seu lugar de origem) á 2 graus de Áries,na Casa 9(considerando ainda meu Ascendente Leão), a minha Casa 3 será Libra (signo oposto á Áries por estar a 180 graus) onde tenho Júpiter á 5 graus (formando um aspecto com os 2 graus de Áries*) O único aspecto que ambos formam é uma oposição, que é um mal aspecto pois ambos estão como se estivessem lutando, no entanto a pessoa de quem é o mapa terá um esforço maior (Marte,o planeta da ação) com assuntos que envolvam viagens, esportes, fé, filosofia, enfim tudo que seje relacionado á Júpiter.
Esse foi só um pequeno exemplo que para muitas pessoas que estão querendo aprender Astrologia, pode parecer confuso ,mas eu garanto que não é tão difícil (apenas parece) , eu também achava no começo.Não tente aprender isso agora, mais pra frente ensinarei passo-a -passo.Eu só postei isso para provar que uma previsão é algo bem mais complexo do que se parece.
* Para um aspecto ser considerado aspecto há de ter pelo menos 6 ou 7 graus.Há astrólogos que usam até 14,mas para ser exato eu uso até 7 graus.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

A Divisão da Astrologia


Originalmente, a Astrologia é dividida em quatro partes:

Natural ou física: a ação dos planetas sobre as marés,o clima, a atmosfera e as estações.

Mundana ou judicial: a Astrologia das nações, de sua economia e de seus ciclos políticos.

Natal ou genética: a Astrologia dos indivíduos e o estudo de seus mapas de nascimento.

Horária: o estudo de uma determinada questão que ocorre num determinado lugar e num determinado momento.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Astrólogos Notáveis


Ramsés II, c. 1300 a.C., Egipto
Assurbanipal, século VII a.C., Assíria
Regiomontanus, 1436-1476
Paracelso, 1490-1541
Nostradamus, 1503-1566, França
Francis Bacon, 1561-1626, Inglaterra
Tommaso Campanella, 1568-1639, Nápoles
John Dee, 1527-1608, Inglaterra
Jean-Baptiste Morin, 1591-1659, França
William Lilly, 1602-1681
Alan Leo, 1866-1917, Inglaterra
Max Heindel, 1865 - 1919, EUA
Evangeline Adams, 1865-1932, EUA
Charles Carter, 1887-1968, Inglaterra
Dane Rudhyar, 1895-1985, França
Liz Greene, 1946 - , EUA
Reinhold Ebertin, 1901-
John Addey, 1920-1982
Ademar Eugênio de Mello, 1947-2005, Brasil
Sérgio Mortari, 1936-2004, Brasil
Francisco Seabra, 1959-, Brasil
Nathanael Souza, 1953-, Brasil
Marco Aurelio Pinto da Fonseca, 1970 -, Brasil

terça-feira, 21 de abril de 2009

Argumentos a Favor e Contra a Astrologia




A astrologia é um campo de conhecimento controvertido, e há argumentos a favor e contra a validade de seu estudo. A ciência questiona que ela funcione. A esse respeito, em 1975 um grupo de astrônomos assinou um artigo contra a astrologia. Ausência notável nesta lista, Carl Sagan não assinou, declarando que o fato de não sabermos como uma coisa funciona não nos dá o direito de condená-la (citado por William Keepin, Ph D).



Argumentos contra a Astrologia






Existem várias críticas que os cientistas fazem sobre a metodologia dos astrólogos.

Uma vez que alguns astrólogos dizem serem capazes de fazer previsões sobre o futuro, deve ser possível construir um experimento para medir a precisão destas previsões. Aqui poderia se usar o mesmo método usado para a Meteorologia que é usada para prever o tempo. A Meteorologia é uma ciência exata, não porque as previsões sejam exatas, mas porque ela oferece os meios de prever e estimar o erro da previsão. Portanto um meteorologista não diz "amanhã vai chover", e sim, existe 70% de chance de chuva amanhã. Neste sentido nenhum dos experimentos realizados até hoje com a astrologia foi capaz de mostrar certeza maior do que a que se consegue por puro palpite.

Claro que alguns astrólogos dizem que a astrologia não é usada para prever o futuro, e sim para guiar e orientar os seus clientes através de padrões de comportamento, hora de nascimento, etc. Ainda assim, testes usando dois grupos de controle (double blind tests) mostraram que a taxa de acerto de um astrólogo ao casar uma carta astrológica com o perfil de um cliente não tem uma taxa de acerto maior que um pessoa leiga, fazendo associações aleatórias de clientes e cartas astrológicas.

Astrólogos, algumas vezes, usam alguns argumentos científicos (ou pseudo-científicos) para explicar suas práticas. Por exemplo, costuma-se dizer que, como a Lua causa as marés na Terra, é razoável acreditar que a força gravitacional de outros corpos celestes, mais pesados como os planetas pode nos afetar também. Este argumento é inválido por duas razões:
1.O puxão gravitacional de um planeta como Saturno, com massa 90 vezes maior que a da Terra, em uma pessoa daqui da Terra é igual ao puxão gravitacional de um carro a 1,7 metros desta pessoa. Ainda assim os astrólogos não parecem interessados na posição dos carros no hora do nascimento de ninguém, ou mesmo se a pessoa nasceu em um estacionamento. Na verdade o campo gravitacional da Terra é variável em toda a superfície, e ele próprio varia mais de lugar para lugar sozinho, do que devido à presença dos planetas mais pesados do sistema solar. Vale frisar, no entanto, que muitos astrólogos consideram que a influência exercida pelos planetas não é a gravitacional.
2.A Astrologia não oferece qualquer explicação plausível e testável de como a força gravitacional pode afetar a personalidade de uma pessoa, por que somos suscetíveis ao efeito gravitacional durante o nascimento nem de como uma influência gravitacional no passado pode afetar nosso destino futuro.
O sistema do Zodíaco tropical usado pelos astrólogos do ocidente não se alinha com as estrelas que eles dizem estudar. Quando os astrólogos dizem que um planeta está em uma determinada constelação (signo do Zodíaco), eles não estão falando de estrelas que um observador possa sair fora a noite e observar. Eles estão falando sobre uma parte do céu que, uma vez, há 2000 anos, coincidiu com aquela constelação específica. Isto é devido à precessão do eixo terrestre enquanto a Terra gira. Isto significa que todas as estrelas no céu têm uma posição 24 graus à frente de onde elas estavam 2000 anos atrás, como visto por um observador aqui da Terra. Enquanto os cientistas conhecem este fato e o entendem, a grande maioria dos astrólogos ignoram este fato. O resultado é que quando um astrólogo diz que um tal planeta está em uma determinada constelação, o astrônomo sabe que ele na verdade está na seguinte.
Astrólogos que usam o Zodíaco tropical, como quase todos no ocidente o fazem, usam um ponto arbitrário no passado como base para suas interpretações dos céus. O Zodíaco de 2000 anos atrás nao possui nenhuma característica especial na astronomia. Se formos 4000 anos para o passado, vamos achar a constelação de Touro como a constelação no Equinócio de primavera (hemisfério sul), recuando-se mais 6000 anos a constelação de Gêmeos vai estar no mesmo ponto. Os astrônomos entendem e levam em consideração o fato de que nossa visão dos céus muda com o passar do tempo, ao passo que os astrólogos usam uma visão fixa e imutável da realidade.
Alguns astrólogos assumem que as constelações ocupam uma área de tamanho igual no Zodíaco, de aproximadamente 33 graus, mas na verdade existe uma variação considerável de 44 graus Virgem até 20 graus para Câncer.
A constelação do Serpentário foi reconhecida pelos antigos Gregos como parte do Zodíaco. Ela contém o Sol uma vez por ano (no final de Dezembro), e os planetas em várias outras épocas. Mesmo Ptolomeu, um dos grandes astrólogos da Antiguidade, reconheceu isto e reconheceu também que ela contém o Sol uma vez por ano. Ainda assim os astrólogos, incluindo Ptolomeu, ignoram o fato.
Outro tentativa de explicação científica para a Astrologia é a de que os corpos celestes pesados afetam o campo magnético da Terra e que o campo magnético da Terra, de alguma forma, afeta a pessoa durante o nascimento. O problema é que o campo magnético da Terra é extremamente fraco se comparado com outras fontes. Ele varia de 0,3 Gauss a 0,6 Gauss dependendo do ponto na Terra. Pode-se ter um campo magnético muito maior que este usando-se apenas um imã de geladeira.
A astrologia antiga conhece apenas até o planeta Saturno e os trans-saturnianos foram batizados por não astrólogos, assim é difícil crer que possam ser usados nas análises modernas. Alguns astrólogos modernos também reconheciam Plutão como planeta principal, enquanto Éris foi descoberto na década de 2000 provando que poderiam haver vários outros corpos celestes pequenos e similares.
O mapa astral é elaborado a partir do nascimento de um indivíduo, ou objeto, ou país. Por que seria o momento do nascimento tão importante? Por que não o da fecundação, onde efetivamente se define o DNA de um zigoto, elemento biológico reconhecidamente influenciador da personalidade e constituição física de um indivíduo? Uma mulher que marca uma cesariana não estaria mudando o destino cósmico de seu filho? E o que marca esse momento? Se um parto demora 20 horas, o que define o instante exato? As primeiras contrações, o estouro da bolsa, o aparecimento da cabeça do bebê pela vagina (ou corte da cesariana) ou o corte do cordão umbilical? Talvez fosse ainda, o momento mais provável de ser o utilizado na grande parte dos mapas, aquele que um médico ou enfermeiro resolve anotar como sendo a hora do nascimento. No caso de nascimento de um país ou objeto, a definição de um instante exato é ainda mais subjetiva. Alguns astrólogos consideram que o que determina o tema de uma pessoa é o momento em que ocorre a primeira respiração.
Sendo ainda o momento do nascimento decisivo para a personalidade de um indivíduo, por exemplo, para a formação de um grande atleta, não seria de se esperar que em uma olimpíada houvesse grande concentração de competidores que houvessem nascido em um mesmo instante? Da mesma forma, normalmente profissionais de uma mesma área tem comportamentos e personalidades semelhantes, como por exemplo a letra normalmente ruim dos médicos. Seria esperado que a maioria fosse do do mesmo signo, mas isso não ocorre.



Argumentos a favor da Astrologia



O que se chama habitualmente de astrologia são os horóscopos de jornal, que não são considerados sérios pelos astrólogos. O Sol e o ascendente são apenas dois dos muitos pontos no mapa de nascimento, e é preciso considerar as relações angulares entre estes pontos, ao interpretar um mapa natal.
O Zodíaco tropical é o mais utilizado pelos astrólogos no ocidente. Esse sistema leva em conta tanto o Equinócio de primavera do hemisfério norte como a entrada do signo de Áries, iniciando o ano astrológico. Isso significa dizer que a astrologia tradicional não utiliza as posições das constelações e sim as estações do ano e os ciclos naturais para definir os períodos do ano astrológico. O ano astrológico é dividido em 12 signos de 30 graus cada um. Cada signo leva o nome de uma constelação por há aproximadamente 2000 anos coincidir com as constelações astronômicas. Essa diferença ocorre devido ao movimento de precessão do eixo terrestre; então, na Astrologia clássica, são mais importantes os ciclos naturais do nosso planeta em relação ao céu, e isso é o que define os signos ou símbolos estereótipos.
Uma configuração planetária só se repete uma vez a cada 25.858 anos, devido ao movimento de precessão. Por isso, segundo a astrologia, para duas pessoas terem exatamente as mesmas características e passarem pela mesmas experiências de vida, deveriam nascer no mesmo dia, mesma hora, mesmo minuto, e no mesmo local.
Conta-se como exemplo o caso de Samuel Hemmings, que teria nascido no mesmo dia, no mesmo local e quase no mesmo instante que o rei Jorge III do Reino Unido, em 4 de junho de 1738 e cujas experiências de vida teriam vários paralelos: casaram e morreram no mesmo dia e, no dia em que o rei foi coroado, ele abriu um negócio de ferragens. Apenas o fator social, que não é previsto pela astrologia, impediu que ambos tivessem o mesmo tipo de negócios, mas ambos se tornaram administradores: um de um reino, outro de um negócio.
Os astrólogos dizem que a influência dos planetas é ocasionada por energias de origem espiritual, e que por isso mesmo não podem ser mensuradas pelos cientistas através de aparelhos.
Não existe livro de astrologia que estabeleça uma causalidade entre a Lei da Gravidade e os planetas em relação à Terra. Portanto o argumento de que os planetas influenciam fisicamente os seres humanos não cabe a astrologia afirmar.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Astrologia e Espiritismo


Verifica-se por vezes uma ligação entre a Astrologia e o Espiritismo, principalmente entre os "espíritas videntes" que preveem por vários métodos, inclusive por mapas astrais. No entanto, há que diferenciar as práticas, visto que, para a Doutrina Espírita, conforme codificada por Allan Kardec, a Astrologia é considerada como o resquício de uma maneira supersticiosa de pensar, ainda atrelada a antigas concepções do mundo, e que não se encaixa na cosmologia espírita que acompanha as recentes descobertas astronômicas. Está claro que nenhum condena o outro, porém, não é legítimo confundir ou relacionar Astrologia com Espiritismo. Para verificar o que a Doutrina Espírita diz sobre a Astrologia, ver o livro A Gênese, de Kardec, no capítulo V ("Sistemas do Mundo"), em seus itens 11 a 13, em edições da Federação Espírita Brasileira.

domingo, 19 de abril de 2009

Teorias sobre o Funcionamento da Astrologia


Após a divisão da astronomia e a astrologia, sempre houve os que vêem a 'astrologia como pseudo-ciência que se utiliza de maneira mística dos conhecimentos de astronomia para tentar estabelecer relações entre o comportamento humano e as posições dos astros, tentando fazer previsões e predições baseadas nesses dados.

Muitos astrólogos atuais pensam que os astros influenciam a personalidade ou caracterísiticas de pessoas ou eventos que ocorrem na Terra, mas muitos outros pensam que há outra relação, que não a de influência, como a sincronicidade da astrologia psicológica de base junguiana.

Buscando ser aceita como ciência, a astrologia procurou preencher os dois critérios que a enquadrariam como tal:

1.Previsibilidade: passível de ser comprovada por observadores de outras disciplinas científicas.
2.Consistência: interna e externa, ou seja, no âmbito da filosofia das ciências.
A astrologia deveria demonstrar, portanto, que funciona, e explicar porque funciona.

Não há consenso sobre a forma como a astrologia supostamente funcionaria.

No curso da história, vemos o surgimento de explicações diferentes. Santo Alberto Magno pensava que, embora as estrelas não possam influenciar a alma humana, influenciam o corpo e a vontade humanos.

Heinrich Cornelius Agrippa von Nettesheim (1486-1535) via o universo como o Unus Mundus, onde o que ocorre no mundo celestial chega até o mundo dos fenômenos, intermediado pela esfera dos corpos celestes. Nesta concepção, a relação entre a esfera dos corpos celestes e a esfera humana não é de causalidade, mas de analogia ou sincronicidade.

Astrólogos de orientação biológica procuram a explicação nos ritmos e ciclos biológicos, como os circadianos e lunares. John Addey, astrólogo inglês, realizou vários levantamentos estatísticos em busca da comprovação de conceitos astrológicos, como o de quase mil nonagenários e a relação Sol-Saturno. Descobriu, assim, o significado das relações harmônicas entre períodos cósmicos.

Outra concepção é que a influência se dá através da variedade de raios cósmicos que chegam ao nosso planeta. Ebertin é um dos defensores desta hipótese.

Uma forma diferente de abordagem é a da sincronicidade, conceito expresso por C.G.Jung. Jung estudou grande número de mapas de nascimento de casais, e supôs que haveria relações interessantes entre os sóis e as luas dos cônjuges.

sábado, 18 de abril de 2009

Astrologia e Ciência


A comunidade científica não considera a astrologia uma ciência, embora haja astrólogos que procurem dar respeitabilidade à sua actividade usando justificações pseudo-científicas. Um grande número de astrólogos praticantes e de "filósofos da astrologia" a vê como uma arte baseada em conhecimento técnico, conhecimento tradicional e uma concepção sistêmica do universo.

Uma das idéias que são base da astrologia é que o posicionamento dos astros no momento do nascimento tem relação com seu caráter e portanto seu destino, mas não há consenso entre os astrólogos sobre como se processa esta relação: as várias correntes a atribuem a influência, campos eletromagnéticos ou semelhantes, ciclos, analogia ou sincronicidade.

Na busca do reconhecimento pela ciência oficial, o trabalho estatístico de Michel Gauquelin analisando exaustivamente a incidência de determinados planetas na área da carreira do mapa natal de personalidades de várias áreas de atuação é amplamente conhecido nos meios acadêmicos.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

As Várias Astrologias


São praticadas hoje no mundo todo outras formas de astrologia.

Na China, a astrologia é conhecida a partir de 2000 a.C. Diz a tradição que Buda, ao morrer, chamou os animais para se despedir e somente 12 vieram e estes são os anos da Astrologia Chinesa.

A Índia conheceu a astrologia da Mesopotâmia quando foi invadida, por volta de 1500 a.C.

Os Astecas usavam uma astrologia com 20 signos. Um padre espanhol, que acompanhou a tomada de Hernán Cortés, codificou a astrologia dos Astecas.

Há várias correntes recentes - dos séculos XIX e XX - na astrologia. A astrologia inglesa do século XIX teve forte influência da teosofia, como praticada por Alice Bailey. Alan Leo e Charles Carter são dois de seus expoentes, e dessa linha surgiu a Faculdade de Astrologia de Londres.


Um missionário da Idade Média conta que encontrou o ponto onde o céu e a Terra se encontram...Depois dos estudos de astrologia e alquimia por Carl Gustav Jung, a astrologia psicológica tomou corpo em bases principalmente junguianas, embora exista uma astrologia transpessoal baseada no trabalho de Roberto Assagioli.

Mais recentemente há um renascimento da astrologia clássica, com grande número de obras da antigüidade e renascença sendo retraduzidas para o inglês, a partir de originais em árabe, grego e latim. Esse esforço visa retomar o conhecimento antigo, limpando-o de adendos exóticos que redundaram em concepções simplistas sobre, por exemplo, os quatro elementos.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Em Outros Países


Na Índia a astrologia Jyotish é usada habitualmente há longo tempo. Na China a astrologia continua a florescer. Ambas, bem como a astrologia reintroduzida no Egito no período helenístico, têm forte influência da astrologia grega, sendo portanto tardias.

O Tibete tem sua astrologia, mais recente, que é usada em diagnósticos médicos, entre outras utilidades.

Já os maias tinham uma astrologia autônoma, desenvolvida em seus observatórios astronômicos extremamente precisos .

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tempos Modernos


A cisão entre astronomia e astrologia levou, por um lado, à popularização desta, por outro, a seu patamar mais baixo. A astrologia popular européia dos séculos XVIII e XIX não pode ser considerada séria.

A situação muda no século XIX com os seguidores de Helena Blavatsky, e depois com Alan Leo, na Inglaterra. Blavatsky traz uma vertente oriental, da Índia, que vai conformar a astrologia desta época com aos fundamentos da teosofia.

A partir das últimas décadas do século XX, com o aumento do número de pessoas que se interessam pela psicologia de C.G.Jung, a astrologia passa a ser predominantemente psicológica em lugar de previsiva, sua meta passa a ser o autoconhecimento profundo.

Nesse começo de século XXI, com a expansão da informação pela internet, e o aumento do intercâmbio cultural entre oriente e ocidente, estão sendo retraduzidas obras antigas, a partir das versões mais próximas da fonte original. É o caso da tradução direta do árabe para o inglês de livros que ficaram conhecidos na Europa através de suas rtraduções espanholas ou italianas. Textos originalemnte em, latim estão sendo revistos.

Novos paradigmas filosófico-científicos também estão influenciando a astrologia. A complexidade, o holomovimento de Bohm, os campos morfogenéticos de Sheldrake, e muitas outras novas linhas de pesquisa e de integração do conhecimento e da vida humanos, vêem na astrologia um instrumento importante para a compreensão da teia que forma a realidade em que estamos todos inseridos.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Renascença


O Renascimento trouxe uma difusão da astrologia, apoiada inclusive pelo Papado.

Copérnico (seu trabalho sobre o heliocentrismo foi conhecido devido a um astrólogo - Reticus - que o imprimiu e acrescentou, com o consentimento do autor, um capítulo sobre Astrologia), Paracelso (botânico), Nostradamus, Tycho Brahe (médico e astrônomo), Galileu, Kepler e Newton estudaram e usaram a astrologia.

Copérnico, ao propor o heliocentrimo, recuperava o conhecimento de Aristarco. Tycho-Brahe viria, com suas acuradas observações dos movimentos planetários, na Dinamarca, a fornecer dados para comprovar a teoria de Copérnico. Kepler foi assistente de Tycho-Brahe. Em seu Concerning the more certain fundamentals of astrology (1602), expõe em 75 teses a forma como o Sol, a Lua e os planetas influenciam os acontecimentos na Terra.

A astrologia e a astronomia eram, de início, um mesmo estudo. Tycho Brahe, por exemplo, nascido em 1546, era médico e astrônomo em Copenhague, mas também astrólogo do rei da Hungria.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Na Idade Média


A filosofia e a cultura clássicas sobreviveram durante a Idade Média européia graças aos árabes e ao Califado de Bagdá. Bagdá, capital do estudo astronômico no século X, foi sede também de uma astrologia de cunho empírico, estritamente prática e previsiva, como convinha a esse povo que criou o comércio internacional. O maktub árabe passaria a fazer parte da astrologia mediterrânea.

Isidoro de Sevilha (c. 636) foi um dos primeiros a separar astrologia e astronomia, embora ambas tenham sido separadas apenas n século XVI, quando o sistema de Copérnico substitui o de Ptlomeu.



Astrologia Árabe




O maior astrólogo árabe foi Albumazer. Seu livro Introductorium in astronomiuum foi um dos primeiros a ser traduzido, no início da Idade Média, na Espanha. Nas Universidades da Espanha e Itália havia cadeiras de Astrologia. Estudos indicam que a astrologia influenciou inclusive a Cabala.
Outro árabe importante foi Abu'l-Rayhan Muhammad Ibn Ahmad Al-Biruni.



Difusão Européia




Na Idade Mëdia da Europa surgem astrólogos e defensores da astrologia em vários países.

•Michael Scott (morto em 1235) a defendeu em seu Liber introductorium.
•Santo Alberto Magno (c. 1200-1280), em resposta à discussão entre teólogos sobre ser a astrologia "ciência legítima" ou "arte adivinhatória", separou a astrologia das associações pagãs que ganhara no ocaso do Império Romano. Percebeu o valor teológico da ciência e filosofia gregas a árabes e recuperou os ensinamentos esquecidos de Aristóteles.
•Tomás de Aquino (c. 1225-1274) viu os ensinamentos da astrologia como complementares à visão cristã.
•Na Universidade de Bolonha, onde estudaram Dante e Petrarca, a cátedra de astrologia foi instalada em 1125.

Na Idade Média os astrólogos eram chamados mathematici, pois a astrologia era a aplicação mais importante da matemática. A prática da medicina era baseada na determinação astrológica do tratamento adequado, portanto os médicos também eram matemáticoa (como Tycho-Brahe).

Dante expõe ao ridículo, no Inferno da Divina Comédia, os astrólogos Guido Bonatti (conselheiro de Guido de Médici) e Michael Scott, mas por misturarem eles necromancia à astrologia, abusando dos conhecimentos que tinham obtido.

Cecco d'Ascoli, professor de astrologia em Bolonha, foi queimado vivo na fogueira em 1327 não por ser astrólogo, mas por suas opiniões heréticas.

domingo, 12 de abril de 2009

Na Antigüidade


Os sacerdotes caldeus nos legaram a primeira noção de zodíaco, ao observar que o Sol e a Lua cruzavam sempre as mesmas constelações dentro de uma faixa celeste que chamaram de Caminho de Anu. Contra o fundo de estrelas fixas, cinco estrelas errantes se moviam, os planetas, e seu caminho também se restringia ao espaço delimitado no céu pelo movimento aparente do Sol, a eclíptica. As eclipses eram, aliás, um dos mais importantes presságios para todos os povos antigos.
As previsões eram um guia para a agricultura, as cheias dos rios e outros fenômenos naturais, sendo depois estendidas para catástrofes decorrentes de ação humana, como guerras.

Fragmentos de documentos do reinado de Sargão de Agade, (2 870 a.C) mostram que as previsões eram feitas com base no movimento do Sol e da Lua, dos planetas,de cometas meteoros e outros fenômenos. Mesmo as condições atmosféricas ao começo do dia, que possivelmente era medido a partir do pôr do sol, indicavam como seria o dia seguinte. Se esse dia era o primeiro do mês lunar, as previsões se estendiam para o mês, se era o primeiro do ano (medido pelo nascimento ou ocaso heliacal de determinada estrela), valiam para o ano.

Do tempo do rei assírio Assurbanipal (século VII a.C.) são as mais antigas efémerides escritas que nos chegaram. Isto mostra que, à época, o conhecimento dos ciclos dos planetas era suficiente para permitir elaborar tábuas de seu movimento.

A astrologia babilônica se dedicava a prever eventos que influenciavam a vida coletiva, através de seu efeito sobre o rei, que personificava o bem-estar do reino. Após a tomada de Alexandria é que a astrologia começou a estudar o homem. O horóscopo mais antigo para uma pessoa data de 20/04/409 a.C..

No Egito surgiu Hermes Trimegisto que, afirmam alguns, é o escritor de um livro, Kaibalion, onde estão os "7 princípios do universo e da Astrologia".

Na Grécia foi fundada, por volta de 640.a.C, uma escola onde se ensinava astrologia.Aristóteles (que difundiu a idéia dos quatro elementos - água, fogo, ar e terra - influenciando o comportamento), Hiparco (que descobriu aprecessão dos equinócios) e Ptolomeu(que apresentou em livros muito do que se sabe atualmente das bases principais da astrologia) são figuras importantes, que usavam a astrologia principalmente para reis e países. Mas ainda na Grécia este estudo se popularizou.

Em Roma a astrologia era consultada pelo povo e por reis e rainhas, inclusive o Imperador Augusto cunhou moedas com o seu signo. E Tibério estudava o mapa astrológico dos seus rivais.

A decadência do Império Romano significou a decadência da cultura legada da Grécia e do Oriente. A astrologia caiu para um estado de superstição, fato que levou a Igreja Católica a condená-la, ignorando as referências astrológicas no Evangelho de Lucas(os reis magos) e no Apocalipse. Assim,Agostinho de Hipona, que estudara astrologia, a renega após sua conversão

sábado, 11 de abril de 2009

História da Astrologia




A astrologia aparece, sob alguma forma, em todas as culturas.



Origens




As primeiras cartas estelares do Egito datam de cerca de 4 200 a.C. e, embora sejam astronômicas, não se pode afirmar que houvesse distinção, àquela época, entre astronomia e astrologia.

Alguns historiadores afirmam que a astrologia surgiu na Suméria, por volta do IV milênio a.C. Por este motivo, durante muitos séculos, na Europa, os astrólogos foram chamados de caldeus. Uma das mais antigas referências foi encontrada em Nínive (Babilônia), na biblioteca de Assurbanipal. No entanto, a observação do céu à procura de presságios pode ser bem anterior, naquela região de clima imprevisível, onde as cheias dos rios Tigre e Eufrates não obedeciam um ritmo anual como as do Nilo.

Em tempos mais recentes, tem-se discutido a possibilidade de ser outra a origem da astrologia: a civilização do Vale do Indo, ou harapana. Em comum, essas duas civilizações compartilham a ênfase no papel das estrelas, pano de fundo e baliza do movimento do Sol e da Lua. Em Harappa teria se originado o conceito de nakshatra (sânscrito, "os imortais"), manazil (árabe) ou mansão lunar, que mais tarde daria origem ao zodíaco. Em ambas regiões o Sol causticante não é, como na fria Europa, o doador da vida, e sim a Lua, com as marés que provoca no mundo físico e nos seres vivos. Portanto, os nakshatras mediam a passagem da Lua pelo céu, sendo cada um destes asterismos a medida de arco média percorrida pela Lua em um dia.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Técnicas Astrológicas


A Astrologia atual usa, em geral, uma codificação que estabelece o ser (ou país, cidade,etc) como o centro de um "mapa celeste", de 360 graus, o Zodíaco. A configuração do céu no momento do "nascimento" do ser ou evento, constitui o seu mapa astrológico.

A elaboração do "mapa astrológico anual" consiste no cálculo de um novo mapa astrológico com a posição dos planetas no momento exato (do ano atual) em que o Sol passa novamente no mesmo lugar em que passou no dia do nascimento, o que acontece na data (ou próximo) do aniversário. Este novo mapa chama-se retorno solar ou revolução solar.

A análise anual do panorama individual baseia-se em um conjunto de técnicas sendo as mais usadas a progressão do mapa natal, que viso substituir as direções, ainda em uso; os trânsitos dos planetas sobre o mapa natal, e o retorno solar.

Muito usadas, ainda, são as técnicas tradicionais como a astrologia horária e a astrologia eletiva. Estas independem da astrologia natal, e são mais propriamente técnicas previsivas.



Conceitos Clássicos



Os Signos e as partes do corpo





Segundo Marco Manilius (século I) em seu poema Astronomica, os signos do zodíaco regem as partes do corpo na forma que segue:

•Áries -- cabeça
•Touro -- pescoço e garganta
•Gêmeos -- pulmões, braços e ombros
•Câncer -- peito, seios e estômago
•Leão -- coração e parte superior das costas
•Virgem -- abdômen e aparelho digestivo
•Libra -- rins, região lombar e pele.
•Escorpião -- genitais
•Sagitário -- quadris e coxas
•Capricórnio -- joelhos e ossos
•Aquário -- pernas e tornozelos
•Peixes -- pés

A astrologia médica usa também associações entre planetas e partes do corpo.



Pedras Zodiacais



•Áries -- Diamante , Cristal-de-rocha
•Touro -- Esmeralda , Crisoprásio
•Gêmeos -- Peridoto , Aventurina
•Câncer -- Pérola , Pedra-da-lua
•Leão -- Rubi , Cornalina
•Virgem -- Safira , Lápis-lazuli
•Libra -- Granada , Quartzo rosa
•Escorpião -- Opala , Turmalina
•Sagitário -- Turquesa , Zircão
•Capricórnio -- Topázio , Olho-de-tigre
•Aquário -- Ametista , Ônix
•Peixes -- Água-marinha , Heliotrópio

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O que é Astrologia ?



A Astrologia é uma pseudociência que consiste de um sistema de tradições e crenças que afirmam que a posição aparente dos planetas, Sol, Lua, e outros corpos celestes, confirme vistos da Terra, influenciam a vida humana.



Descrição





Durante séculos a astrologia se baseou na observação de objetos astronômicos e no registro de seus movimentos. Mais recentemente os astrólogos têm usado dados coletados pelos astrônomos e organizados em tabelas chamadas efemérides, que mostram as posições dos corpos celestes.

A base da astrologia é o mapa natal (também chamado carta natal, carta astrológica, mapa de nascimento, horóscopo ou apenas carta). Este mapa é um digrama bidimensional que representa a posição aparente dos corpos celestes vistos de certo local da Terra em um dado momento. A interpretação do mapa leva em consideração:

•os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si,
•posição destes corpos em relação aos signos do zodíaco,
•posição destes corpos em relação ao horizonte (o ascendente), zênite e nadir, e em um dos sistemas de casas astrológicas.

Há, no entanto, diferenças na forma como estes três apoios básicos são usados nas diferentes tradições, as quais incluem: desenvolveram, ao observar o céu, um ou outro tipo de calendário, para medir as variações do clima no decorrer do ano. A função primordial destes calendários era prever eventos cíclicos dos quais dependia a sobrevivência humana, como a chegada das chuvas ou do frio. Esse conhecimento empírico foi a base de classificações variadas dos corpos celestes. As primeiras idéias de constelação surgiram dessa necessidade de acompanhar o movimento

•astrologia ocidental
•astrologia chinesa
•Jyotish ou astrologia védica
•astrologia cabalística

Também de maneira geral estas tradições incluem abordagens diferentes, entre elas:

•astrologia natal: estudo do mapa natal e seus desdobramentos
•astrologia horária: o ramo divinatório da astrologia, analisa um mapa feito para o momento em que a questão é formulada
•astrologia eletiva: a determinação do melhor momento para empreender algo
•astrologia mundial: correlação entre eventos históricos e aspectos entre os planetas lentos
•astrologia agrícola: o uso da posição dos planetas nas práticas agrícolas

Ao longo do tempo,a astrologia deixou sua marca na linguagem; influenza, nome antigo dado à gripe, veio a atribuição pelos médicos de causas planetárias à doença. Desastre vem do latim dis aster (má estrela), considerar de sider, porque se acreditava que o ferro vinha do espaço.

Embora a astrologia ocidental use quase que exclusivamente o zodíaco tropical, a astrologia hindu usa o zodíaco sideral, que indica a posição astronômica real dos astros no céu. O zodíaco tropical representa o zodíaco sideral da época de Ptolomeu.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Confuso =S


Bom,pessoal criei esse blog aqui.
Nem sei o que postar nele,mas acho que vou começar postando sobre o que é Astrologia,porque tudo tem um começo e muita gente nem sabe o que é.

Mas antes vou explicar como a conheci:

Nasci em Itápolis-SP,no dia 25 de Agosto de 1990 ás 23:20(Sol em Virgem,Lua em Escorpião e Ascendente em Touro)nunca me interessei por isso,nunca soube o meu e para quê existiam signos.

Aos poucos fui crescendo e ás vezes aprendemos coisas sem querer,então descobri que meu signo(Solar)era Virgem,uma vez li sua descrição que dizia:
Virginianos são limpos,metódicos,detalhistas,etc...Então vi que tudo aquilo batia,eu de fato ajudava minha mãe desde pequeno com serviços domésticos sem ela precisar pedir.Eu sempre fui metódico:tudo em seu devido lugar separado por cores,tamanhos,ordem alfabética,etc...E sempre detalhista notava aquelas coisinhas que nunca ninguém notava.Pois é só sabia isso,mais nada,mas nunca voltei a falar disso.

Os anos se passaram cresci,mudei de casas,até que conheci um amigo que curtia os tais CDZ:Cavaleiros Do Zodíaco.Eu quando tinha lá meus 7 anos também assistia,mas não lembrava de nada e pra falar a verdade nem queria saber mais sobre isso,mas como sou um signo mutável e os outros têm poder de me influenciar,acabei gostando.

A partir daí comecei a lembrar daquelas coisas que eu havia lido no começo e pesquisei na Internet.E Salve a INTERNET!,que é um mundo no monitor fui descobrindo mais coisas sobre mim,aquelas coisas que ninguém entendia em mim,e ás vezes nem eu mesmo,foi aparecendo a cada clicada.A partir daí me empolguei e não parei mais fui buscando em vários sites,quando vi já estava lendo sobre outros signos,analisando com outras pessoas.Pronto!daí já não tinha mais volta,abraçei a Astrologia a ponto de fazer meu mapa e descobrir que não era só o Sol mas todos os outros planetas também influenciavam.Cheguei a ponto de comprar a coleção de livros pela Internet do curso de astrologia de Marion March e Joan McEvers que antes só havia baixado em meu computador,mas como é complicado ler com aquela luz ofuscando a visão resolvi comprar os livros.

Perdi amigos,ou melhor colegas,pois amigos que são amigos não nos abandonam pelo nossos gostos e hobbies,mas tudo bem estou pouco me lixando pra isso pois o importante é a gente ir atrás da nossa felicidade.Percebi que todos me achavam louco mas não desisti e fui em frente.
As pessoas levam Astrologia muito ao pé da letra pois ela apenas define o que está favorável ao momento.Há pessoas que vão dizer:"tal pessoa é do mesmo signo que o meu,mas é tão diferente de mim",veja,ninguém é igual a ninguém,pois tem o ascendente,os planetas em determinadas casas e os aspectos.Se você pegar 5 feijões e os plantar em lugares diferentes:lugar úmido,seco,frio,quente,alagado,etc...Eles vão nascer iguais?.A resposta é não,mas nem por isso deixarão de serem feijões.Lembremos também que assim como há médicos errados,há astrólogos errados por isso esses só servem para sujar a imagem da Astrologia,devemos acreditar naqueles astrólogos de confiança,assim como os médicos ruins,aqueles que não acertam a nossa enfermidade,a gente procura outro mas nunca deixa de acreditar na Medicina.O mesmo ocorre com a Astrologia.
Obs:Pelo amor de Deus,não acreditem em qualquer horóscopo que você ler por aí.Eu conheço uma história de um jornalista que inventava horóscopos para seu jornal,ou as vezes colocava horóscopos atrasados,por esse motivo a Astrologia não é levada tão a sério porque algumas previsões nunca dão certo.

"Não sou louco apenas busquei no céu,o que não encontrei na terra" Luan Ramos =]